Escrito por Gouveia de Hélias, “Dias Sem Compaixão” traz um apanhado de histórias de cunho regionalista, privilegiando certos personagens do período do cangaceirismo e traça ligeira biografia de Lampião. Traz igualmente histórias urbanas que encerram crítica à excessiva violência hodierna.
O poeta e músico pernambucano Mauri de Noronha declara que “Dias Sem Compaixão” o fez compreender com mais clareza a vida própria do seu sotaque nordestino, “que permanece presente apesar do tempo e da distância. Cada uma das cenas narradas pelo autor me é peculiar como se fosse meu, cada torrão ressequido da estrada, cada dor e cada amor conquistado e o amor desfeito”.
Em “Dias Sem Compaixão”, transborda a alma sertaneja e a inesgotável fonte de sonhos brota dos mandacarus, dos leitos vazios dos riachos e da essência de Gouveia de Hélias, capaz de tratar das amarguras com a benevolência das mães.
Sobre o autor
Gouveia de Hélias é formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo, onde também frequentou o curso de História Antiga. Tem contos e ensaios veiculados em publicações culturais e revistas eletrônicas. Lança agora seu primeiro livro “Dias Sem Compaixão” e já tem pronto para publicação uma nova obra, intitulado “Através da Borborema”, uma alegoria burlesco-fantástica.
Lançamento do livro
O lançamento do livro acontece no próximo dia 30 de outubro, às 19h, no Espaço Cultural Tendal da Lapa.
Além da presença do autor, o lançamento contará com uma apresentação de música e poesia com Mauri de Noronha, Ojana Gouveia, Santiago Dias e convidados. Eles apresentarão canções próprias e clássicos da MPB, como Luiz Gonzaga, Catulo da Paixão Cearense e Belchior.
Sobre os músicos
Mauri de Noronha, nascido em Garanhuns-PE, é poeta, cantor e compositor. Publicou dois livros de poesia: “Caminhos do sol” e “Mauri de Noronha Vagabundo da Silva”. Também lançou dois CDs: “Mauri de Noronha e os Habitantes da Terra” e “Índio Branco de Alma Negra”. Todos concebidos de forma independente.
Ojana Gouveia é natural da capital de São Paulo, tem formação em violão clássico, técnica que atualmente leciona. Suas influências vão dos clássicos a cantores da MPB, como Fagner, Ednardo e Belchior.
Santiago Dias, nascido em Minas Gerais, é poeta, compositor e ator. Em São Paulo vem transitando por casas de renome como Memorial da América Latina, Centro Cultural Vergueiro e Teatro Mazzaropi.
Serviço
Lançamento do livro “Dias Sem Compaixão”, de Gouveia Hélias
Espaço Cultural Tendal da Lapa
Rua Guaicurus, 1100 – Lapa
Dia 30/10, às 19h, entrada gratuita
Valor do livro: R$ 24,90
Dados do Livro
ISBN: 978-85-7869-168-4
Editora: LivroPronto
Edição: 1
Publicação: 2010
Encadernação: Brochura 14 x 21 cm
Número de Páginas: 180
Contato
Gouveia de Hélias: gouveiadehelias@yahoo.com.br
Imprensa: danielle.jornal@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário